domingo, 4 de maio de 2008

PSICANÁLISE, no Dicionário (Aurelinho)

Substantivo feminino.
Conjunto de métodos destinados a investigar experiências emocionais passadas, determinar seu papel na atual vida mental do paciente, dar orientação para medidas psicoterápicas; análise.
*
Fonte: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda (2004). Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977; Curitiba: Positivo, 2004 (edição eletrônica).

*
Comentário deste blog: A utilidade dos dicionários lingüísticos está na decodificação que permitem das palavras constituintes do senso comum, entendido como sistema sócio-cognitivo. Daí também a sua importância na correção das informações. Seria então pertinente, na definição acima, a substituição de "experiências emocionais passadas" por "inconsciente", tendo em vista que o objeto de estudo da psicanálise não é o passado mas sim o inconsciente dinâmico, descoberto por Freud e para o qual não há a categoria 'tempo'. Sendo assim, o passado interessa e muito à psicanálise, mas só interessa porque ainda se encontra presentificado através das representações constituidoras do eterno tempo presente em que vive a mente inconsciente. Aliás, o que interessa à psicanálise é o inconsciente dinâmico e suas representações. Então, esta definição ficaria melhor de outra maneira...
PSICANÁLISE é o conjunto de métodos destinados a investigar o inconsciente dinâmico, determinar seu papel na vida mental do paciente, e dar orientações para medidas psicoterápicas; análise.

Nenhum comentário: