domingo, 11 de maio de 2008

PSICOLOGIA, Ramificações da (Aurélio)

Psicologia animal: Ramo da psicologia que tem por objeto o estudo descritivo e a análise experimental do comportamento dos animais.

Psicologia clínica: Ramo da psicologia que estuda o comportamento do indivíduo (ou do grupo) por meio de técnicas apropriadas, tais como testes de inteligência, de personalidade, entrevistas etc. numa tentativa de compreender-lhe e resolver-lhe os conflitos.

Psicologia diferencial: Estudo comparativo da psicologia de diferentes seres ou classes de seres: psicologia diferencial dos sexos; psicologia diferencial dos povos.

Psicologia estrutural: Método ou tratamento sistemático psicológico que estuda e descreve a composição e intregração de diversos estados psíquicos e experiências conscientes.

Psicologia evolutiva: Ramo da psicologia que estuda o desenvolvimento dos psiquismos, a transformação da criança em adulto, os progressos e estágios por que ela passa, procurando
compreender o significado funcional dos mesmos.

Psicologia experimental: Ramo da psicologia que submete à experimentação científica os fatos conhecidos pela observação a fim de verificá-los e deles tentar extrair leis gerais.


Psicologia industrial: Conhecimentos psicológicos aplicados aos problemas humanos da indústria.

Psicologia racional: Filosofia. Parte da metafísica que estuda o princípio e a causa dos fenômenos do pensamento humano.

Psicologia social: Ciência que estuda os comportamentos dos indivíduos considerados como tais, dentro do campo social, por ele influenciados, mas igualmente reagindo a ele e transformando-o. Explo: a psicologia do comportamento do líder.

*
Fonte: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda (1986:1412). NOVO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2a. edição, 4a impressão.

Nenhum comentário: