segunda-feira, 30 de junho de 2008

O FEMININO NOS CONTOS DE FADAS - III Marie-Louise von Franz

LIVRO: O FEMININO NOS CONTOS DE FADAS
DE: Marie-Louise von Franz (1972)
ED: Vozes (Petrópolis, 1995)
COLEÇÃO: Psicologia Analítica (junguiana)
TRADUÇÃO: Regina Grisse de Agostino
REVISÃO TÉCNICA: Lúcio Azevedo

AUTORA: MARIE-LOUISE VON FRANZ
A autora, que é uma das maiores colaboradores de JUNG, sempre se valeu dos contos de fadas como fonte de compreensão da psiquê e do comportamento humanos. Através do seu trabalho com estas histórias que continuam encantando a humanidade, von Franz esclarece questões complexas e profundas sobre a alma humana e o 'delicado' processo do homem ao encontro de si mesmo. A autora os coloca à disposição das diversas exigências da vida moderna a partir do fato que os considera como sonhos da alma coletiva, uma compensão da mentalidade reinante.
o feminino nos contos de fadas
Nesta obra em particular, von Franz elucida aspectos intrigantes a respeito dos arquétipos anima e animus, proporcionando conhecimento e discernimento sobre as influências destes na relação homem-mulher através de projeções que comprometem e problematizam o relacionamento. Assim, a tomada de consciência destas projeções que atribuímos convenientemente ao outro - como ódio, ciúme, infantilidade, competitividade, inveja, intenção de prejudicar, emoções que na realidade se encontram dentro de nós mesmos - acarreta uma modificação gradativa na maneira de ver, sentir e tratar este outro. Tal consciência alivia as tensões negativas da relação, tornando possível um relacionamento mais verdadeiro e autêntico.
o feminino nos contos de fadas
É notório que nas últimas décadas vem se operando na mulher uma maior consciência de si mesma, que lentamente vai alterando seu comportamento e seu papel na sociedade. O Feminino nos Contos de Fadas é uma obra que prepara e orienta para estas modificações que, fatalmente, conduzirão ao nascimento de uma nova mulher. Mas, esta não deve ser definida antecipadamente. É necessário que estejamos abertos para conhecê-la sem idéias e conceitos preestabelecidos. A nós cabe apenas preparar um espaço cada vez mais amplo e livre para que ela possa se manifestar, pois nestas condições a vida se faz verdadeira e intensamente presente.
o feminino nos contos de fadas
Por: Marly Guimarães.

Nenhum comentário: