terça-feira, 30 de junho de 2009

JACQUES LACAN, UMA BIOGRAFIA INTELECTUAL - IV orelhas e marcador

LIVRO: "JACQUES LACAN, UMA BIOGRAFIA INTELECTUAL" (1993)
DE: Oscar Cesarotto e Márcio Peter de Souza Leite
ED: Iluminuras (Sp, 2001)
*
ORELHAS
Mais uma vez comparecem ao cenário editorial textos de Márcio Peter de Souza Leite e Oscar Cesarotto. Autores, ambos, de vários livros, recriam neste trabalho idéias longamente elaboradas, e hoje mais amadurecidas.
Seria possível afirmar que a história da psicanálise lacaniana em São Paulo tem como uma de suas bases a produção, ora individual, ora comum, destes dois fecundos articuladores do saber do inconsciente, por meio de seus artigos em jornais e revistas, seus livros, palestras, cursos, grupos de estudo, alimentados pela prática constante da escuta atenta que sedimenta sua fundamentação teórica.
Agora é a vez desta biografia pouco convencional, mas bem informada, que não comete o excesso de ser apologética. Muito pelo contrário, o psicanalista francês Jacques Lacan emerge das páginas da presente obra em suas múltiplas facetas de psiquiatra, criminalista, surrealista, mártir, filósofo, mestre e até mesmo super-herói.
Através de todos os reflexos em cada um dos diferentes espelhos, vai se impondo aos poucos a forte predominância de um analista que produziu teorias novas, originais e refinadas, sem se enclausurar na ortodoxia nem no dogmatismo.
Apesar do tão comentado hermetismo das ecolubrações lacanianas, ao traçar de maneira atraente a sua personagem, esta 'biografia intelectual' seduz os leitores para o contato intransferível com as construções do próprio Lacan, num convite instigante à inteligência dos interessados.

Nenhum comentário: